WhatsApp Image 2022-03-29 at 19.41.58.jpeg

Portal de Intercâmbio

O portal de intercâmbio da ANEMD é uma plataforma online onde poderás encontrar informação simplificada e filtrada sobre organizações e websites com as mais diversas experiências internacionais, desde programas de voluntariado e intercâmbio a oportunidades para estudar, estagiar, trabalhar e viajar. A associação nacional acredita que a formação de um estudante não se limita às “quatro paredes” da sua universidade, pois achamos que a formação dos futuros médicos dentistas portugueses deve passar pela cidadania, desenvolvimento de soft-skills e por uma forte cultura geral e imersão na realidade mundial.

Atreve-te, faz a mala, alarga os teus horizontes e torna-te um cidadão do mundo!

Ofertas Intercâmbio/Voluntariado

Summer Schools in Europe

A Summer Schools in Europe é uma plataforma online que te permite encontrar todos os cursos de verão existentes nas faculdades europeias. Neste website encontrarás cursos das mais variadas áreas de ensino, desde programas relacionados com gestão, economia e empreendedorismo a cursos relacionados com engenharia biomédica, direito, ciências políticas, design e muito mais. O melhor destes programas, é que na sua maioria é possível frequentar cursos de áreas distintas à tua, sendo-te assim possível adquirir uma formação mais completa e interdisciplinar, que certamente te ajudará no mundo de trabalho.

https://www.summerschoolsineurope.eu/

Bright Island Outreach

​​A Bright Island Outreach é uma ONG que atua em comunidades desfavorecidas na República Dominicana com missões na área da medicina dentária, onde profissionais e estudantes realizam tratamentos dentários de forma gratuita assim como atividades de promoção de saúde oral. Embora o principal objetivo desta missão centre-se nos serviços médico-dentários, esta é uma organização que também se preocupa em integrar e colaborar com a comunidade durante a sua estadia. Nos fins-de-semana o grupo de voluntários aproveita o tempo livre para conhecer a cultura e o local ou então para relaxar nas praias paradisíacas da zona.

 

https://brightislandoutreach.org/

VidaEdu

A VidaEdu é uma empresa portuguesa especializada em experiências educativas no estrangeiro, disponibilizando oportunidades desde estágios profissionais e remunerados a cursos de línguas em vários destinos, passando pela organização de programas au pair, voluntariado, viagens educativas e anos sabáticos. A organização diz focar-se em oferecer experiências de vida, profissionais e pessoais, mais profundas e inteligentes. Com a ajuda da VidaEdu poderás encontrar o melhor programa para ti e ter uma experiência realmente enriquecedora, adicionalmente a empresa também garante acompanhamento tanto antes como durante a viagem.

https://www.vidaedu.com/

GoAbroad

A GoAbroad é uma das maiores plataformas online focada em experiências no estrangeiro, onde poderás encontrar programas direcionados para estudar, ensinar, fazer voluntariado ou até estagiar em qualquer parte do mundo. Este é certamente o mais reconhecido website para quem procurar qualquer tipo de experiência no estrangeiro, podes e deves filtrar o tipo de programa que pretendes ao fazer a pesquisa neste site, pois aqui encontrarás milhares de oportunidades e programas internacionais nas mais diversas áreas, com durações desde uma semana a vários meses.

https://www.goabroad.com/

European Visitting Program (EVP)

O EVP é um projeto da Associação Europeia de Estudantes de Medicina Dentária (EDSA), que tem como objetivo a realização de intercâmbios de curta duração nas faculdades europeias por um preço reduzido. Neste programa de intercâmbio encontrarás uma componente educativa, onde poderás assistir a palestras e realizar cursos hands-on e workshops, assim como uma componente de leazer, com atividades de índole turística e social.  A partilha e conexão entre estudantes de medicina dentária dos diferentes países europeus é uma das grandes vantagens deste programa.

https://www.edsaweb.org

IADS Exchange Program 

Os programas clínicos de intercâmbio da Associação Internacional de Estudantes de Medicina Dentária (IADS) são programas desde 1 semana a 1 mês, onde é possível integrares a clínica, quer com prática clínica ou apenas de observação. Estes programas realizam-se um pouco por todo o mundo, realizando-se normalmente em universidades Europeias, Asiáticas e do Médio Oriente. O Clinical Exchange Program da IADS caracteriza-se por ser um programa com uma forte componente educativa em prática clínica, tendo este um preço acessível, onde já estará incluída a acomodação. Podes criar uma conta no portal e ter acesso a todas oportunidades de intercâmbio, inclusive em Portugal!

https://exchange.iads-web.org/login

Encontros da EDSA

Os encontros da Associação Europeia de Estudantes de Medicina Dentária (EDSA) caracterizaram-se por uma assembleia geral que reúne os delegados dos diferentes países com o intuito de partilhar o trabalho realizado ao longo do mandato e discussão de tópicos de relevância à comunidade estudantil europeia. No entanto, estes encontros também possuem uma componente educativa, com palestras, workshops e cursos hands-on. Para além da componente de política educativa e pedagógica, estes encontros também têm uma componente social, que potencia a partilha de conhecimentos e realidades entre estudantes de diferentes países.

https://www.facebook.com/edsaweb/

Encontros da IADS

Os encontros da Associação Internacional de Estudantes de Medicina Dentária (IADS) caracterizaram-se por uma assembleia geral que reúne os delegados dos diferentes países com intuito de partilhar o trabalho realizado pela associação e pelos países membros, assim como a discussão de tópicos de relevância à comunidade estudantil internacional. No entanto, estes encontros também possuem uma componente educativa, com palestras, workshops e cursos hands-on. Para além da componente de política educativa e pedagógica, estes encontros também têm uma componente social, que potencia a partilha de conhecimentos e realidades entre estudantes de diferentes países.

https://iads-web.org/programs/meeting/

O Summer Practicum da NYU College of Dentistry é projetado para estudantes internacionais, com pelo menos 3 anos de estudos concluídos, interessados em ganhar uma experiência educacional nos EUA, enquanto explora tudo o que Nova Iorque tem a oferecer. As atividades do Programa incluem palestras de professores de renome mundial, treino pré-clínico e prático, observações clínicas, interações formais e informais com professores e alunos atuais e passeios sociais. O programa será de 27 de Julho a 7 de Agosto e é necessário perceber e comunicar em inglês.

https://dental.nyu.edu

Curso de Verão NY University

Programa de Voluntarariado - International Medical Aid (IMA)

A International Medical Aid (IMA) é uma organização sem fins lucrativos que oferece programas de voluntariado em saúde e estágios para estudantes de graduação, pós-graduação, residentes e profissionais nas áreas de saúde que mais precisam na África Oriental, América do Sul e Caraíbas. A IMA esforça-se para melhorar a saúde de pessoas carentes por meio de clínicas móveis de higiene e programas de educação em saúde pública. Este programa foi desenvolvido na Universidade Johns Hopkins e colabora com uma extensa rede de unidades de saúde públicas e privadas.

https://medicalaid.org/internships/

Intercâmbio Penn University

A Penn Dental Medicine oferece oportunidades de intercâmbio para estudantes internacionais que desejam ampliar sua compreensão da prática de medicina dentária nos Estados Unidos da América. O objetivo deste programa é produzir futuros líderes em saúde oral, preparados para interagir globalmente. É um programa que contribui para a comparação da educação e prática dentária nos EUA e nos outros países. Os estudantes internacionais passam de 1 a 4 semanas na universidade, onde participam em aulas selecionadas e observam várias operações clínicas.

https://www.dental.upenn.edu/global/student-and-faculty-exchange-programs/

Global Dental Relief

A Global Dental Relief é uma organização não governamental (ONG) que presta cuidados de saúde oral e desenvolve atividade de educação de saúde oral a crianças um pouco por todo o mundo, a ONG tem programas em países como o Nepal, India, Guatemala, Camboja e Quénia. Este projeto é constituído por uma equipa de profissionais de medicina dentária, assim como outros voluntários que não são da área, que viajam por diferentes países para ajudar crianças que, por viverem em terras remotas ou na pobreza, não têm acesso a cuidados dentários de qualidade.

https://www.globaldentalrelief.org/volunteer-overseas/

International Volunteering HQ (IVHQ)

A International Volunteering HQ (IVHQ) é uma plataforma online que reúne projetos de voluntariado em diversas áreas por todo o mundo. Neste website poderás encontrar programas de voluntariado direcionados para o ensino, a conservação da natureza, renovação e construção de espaços, proteção de animais, artes, música, desporto e suporte a refugiados, crianças ou idosos. Para além destas oportunidades, poderás encontrar neste site projetos de voluntariado relacionados com a área da saúde e da medicina dentária, em países como o Peru, Guatemala, Índia, Tanzânia, Indonésia ou Índia.

https://www.volunteerhq.org/blog/dental-volunteer-abroad-programs

Rota jovem

Rota Jovem é uma associação juvenil, sem fins lucrativos que contam atualmente com mais de 1600 sócios que dinamizam várias áreas como a aprendizagem intercultural e voluntariado. O impacto desta associação estende-se quer a nível nacional quer a nível internacional através de muitos projetos de mobilidade internacional. É uma oportunidade para conheceres um novo país e novas pessoas de diferentes nacionalidades, descobrir outras culturas e de aprenderes uma nova língua. Podes desenvolver competências sociais, pessoais, interculturais e profissionais num processo de aprendizagem não formal.

http://www.rotajovem.com

Voluntariado Internacional da AMI

Os voluntários da AMI disponibilizam-se para assumir funções de coordenação de projeto, chefia de missão ou especialistas em áreas técnicas relevantes, integrando projetos de curta ou longa ou duração. No âmbito de lutar contra a pobreza, a exclusão social, as desigualdades, a fome e as sequelas da guerra, em qualquer parte do Mundo. A fim desse mesmo propósito a AMI conta com contributo fundamental de profissionais voluntários das mais variadas áreas. Para te candidatares a esta oportunidade basta entrares no seu portal e preencher a candidatura online.

https://ami.org.pt/

Serviço Voluntário Europeu

Os voluntários participam no Serviço de Voluntariado Europeu através de uma organização de envio estabelecida no país onde residem e uma organização de acolhimento que os recebe durante o período de voluntariado. Os projetos duram entre 2 e 12 meses. Como voluntário podes trabalhar em muitas áreas: cultura, juventude, desporto, trabalho com crianças, património cultural, artes, bem-estar dos animais, ambiente, cooperação para o desenvolvimento. É um programa que está enquadrado na realidade europeia e potencia a coesão social da mesma através da promoção ativa cívica dos jovens.

https://sve.proatlantico.com/vagas/abertas

Global Volunteers

Sendo uma das maiores plataformas de voluntariado internacional fornece experiências de 1, 2 ou 3 semanas para criar, nutrir e sustentar o bem-estar das crianças e de suas famílias no mundo. Esta oportunidade de voluntariado estudantil permite conduzir jovens além das suas fronteiras para cuidar de crianças vulneráveis e em risco, ensinar Inglês, matemática, nutrição e como prevenir determinadas doenças. Estudantes internacionais voluntários de todas as idades ajudam as crianças a atingir todo o seu potencial e aprender mais sobre o desenvolvimento sustentável. Através das suas capacidades académicas, os estudantes irão desenvolver projetos direcionados para as mais diferentes realidades e ambientes.

https://globalvolunteers.org/

GOECO

A GoEco é uma empresa líder em ecoturismo com uma seleção variada de projetos internacionais voluntários éticos e acessíveis. A equipa da GoEco é formada por especialistas experientes e apaixonados, ansiosos por proporcionarem ao voluntariado a experiência de uma vida. Atuam como porta de entrada para mais de 150 iniciativas extraordinárias da comunidade, da vida selvagem e do meio ambiente em todo o mundo, graças às diferentes parcerias que têm estabelecido ao longo dos anos. A GoEco providencia toda a informação necessária para incentivar decisões informadas relativamente ao país e projeto envolvidos.

https://www.goeco.org/

​Páginas

1  2